Deixe um comentário

Vatapá cearense (de peixe e camarão)

Tem quem faça vatapá de frango, mas pra mim, o original é o de peixe com camarão. Na Bahia, vai castanha e amendoim mas vatapá cearense, digamos assim, que é o que minha mãe fazia, não tem nada disso. A receita que vou colocar abaixo dá pra umas dez pessoas, ou umas 8 bem comilonas! Mas é bom fazer de muito mesmo. Se sobrar, dá pra congelar! Então, vamos lá! 😀

  • 1kg de peixe ( vc pode usar o que quiser, inclusive com cabeça, espinha e tirar depois. Mas prefiro usar filé de peixe pra facilitar. Pescada branca ou amarela, polaca do Alaska são os que uso mais)
  • Meio quilo de camarão salgado (um bem pequenininho, conhecido como camarão sossego) que vc vai deixar de molho em água, trocando algumas vezes que nem faz com bacalhau 
  • Meio quilo de camarão comum e limpo
  • Dois tomates em rodelas
  • Duas cebolas em rodelas
  • Dois pimentões em rodelas
  • Cebolinha verde picada
  • Dois dentes de alho 
  • 500ml de leite de côco
  • 6 pães franceses amanhecidos
  • Azeite de dendê, Azeite de oliva, sal e pimenta do reino

Primeira coisa a fazer: rasgue o pão em pedacinhos e deixe de molho no leite de côco. Reserve.

Faça o peixe. Em uma panela grande, refogue o dente de alho no azeite, depois coloque metade das verduras (pimentão, tomate, cebola e cebolinha), coloque o peixe, tempere com sal e pimenta, cubra com a outra metade das verduras, tampe a panela e deixe em fogo baixo até o peixe ficar cozido. Quando o peixe tiver cozido, jogue ai na panela o camarão sossego e um copo de água. Tanpe e deixe cozinhar por 5 minutos. 

Depois desses 5 minutos, coloque o pão que já deve ter absorvido todo o leite de côco, coloque Azeite de dendê (umas seis colheres pra começar, mas vc vai usar o vidro de 200ml quase todo) e quando começar a ferver vc abaixa o fogo e vai ter que mexer pq senão o pão pode grudar no fundo da panela! 

Enquanto isso, faça o outro camarão, na manteiga ou azeite, com alho, sal e pimenta em uma frigideira. Rapidinho, só até ele mudar de cor. Desliga e reserva.

De volta à panela do vatapá, prove o sal e coloque mais se precisar e coloque mais dendê. Meio vidro, por ai. Vá provando. 

Minha mãe dizia que o ponto do vatapá é quando não estiver mais cheirando a pão cru. 

Eu diria que são uns 25 minutos, por ai! Vc desliga, coloca o camarão que fez na frigideira, mexe e serve. Com arroz branco e um molhinho de pimenta!

Pode parecer complicado, mas não é e super vale a pena!!!

Dicaa:

Usei uns 150ml do azeite de dendê 

se não encontrar o camarão salgado, dá pra fazer também. Já fiz sem uma vez que não encontrei. Mas com, fica melhor! 😋

Anúncios


1 comentário

pão rústico com azeite

Eu ADORO fazer pão. Adoro desde o cheirinho do fermento até o cheiro de padaria que fica na cozinha, passando pelo fato de que fazer pão é relaxante.

1467841022354.jpgEssa receita achei na internet, no blog Só penso em Comida, resolvi fazer e adorei. É muito simples, fica lindo, cascudo por fora e macio por dentro. Pra acompanhar fiz um patê de ricota com manjericão, orégano e azeite, mas só com uma manteiguinha já tá ótimo!

E pra quem tem preguiça de fazer pão, esse é ótimo pq não precisa ficar sovando! Vamos a receita 🙂

Continuar lendo